Óleo de bacalhau contra artrite

quarta-feira 26-03-2008

Uma boa notícia para você que tem artrite vem de um estudo da Universidade de Dundee, na Escócia.

Segundo os médicos, uma dose diária de óleo de fígado de bacalhau pode reduzir o uso de analgésicos em pacientes com artrite reumatóide, doença que provoca inflamação e fortes dores nas articulações.

A notícia, publicada na BBC, diz mais:

A ingestão de 10 gramas de óleo de fígado de bacalhau por dia reduziu a necessidade de medicamentos antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) em 30%, de acordo com os pesquisadores.

Durante os testes, pacientes receberam óleo de fígado de bacalhau ou placebo e, depois de 12 semanas, foram instruídos a reduzir gradativamente seu uso de AINEs, como ibuprofen.

Do total de quase 60 pacientes que completaram o estudo, 39% puderam reduzir sua necessidade diária de AINEs em mais de 30% depois de nove meses. Do grupo que tomou placebo, isso ocorreu com apenas 10%.

A redução do uso do analgésico não foi associada a um agravamento da dor ou da doença, disseram os pesquisadores.

Acredita-se que ácidos graxos no óleo do peixe possuam propriedades antiinflamatórias.

A pesquisa foi motivada pelos efeitos colaterais dos AINEs. Há tempo já se sabe que, em doses elevadas, eles estariam ligados a sangramento no estômago. Recentemente, contudo, surgiram preocupações com um aparente aumento do risco de ataques cardíacos e derrame.

O estudo foi publicado na revista Rheumatology.

Related posts:

  1. Estudo sugere que antidepressivo pode ajudar contra câncer e HIV
  2. Cientista revela segredo para acabar vazamento de óleo no Golfo
  3. O segredo para reduzir o risco de Alzheimer
  4. Cientistas descobrem remédio contra efeitos da radiação

Leave a Reply